segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sobre a bagagem e as lembranças

Se você soubesse que iria deixar a sua cidade, para sempre, o que levaria??

Descobri que a minha mala precisa ser bem menor do que tinha projetado inicialmente. Não se pode levar TUDO. Deve-se escolher, com cuidado, o que vai e o que não pode ser deixado para trás, de jeito nenhum.

Nos itens dispensáveis, encontrei roupas mais velhinhas, roupas novinhas em folha, mas que nunca usei, livros que nunca li e miudezas de toda natureza, que ficavam guardadas nas gavetas. Aqueles restos de tecido que, um dia, eu usaria para fazer uma linda bolsa de retalhos. Minha coleção de esmaltes, as escovas de dentes reserva e um frasco de xampu cheinho. A cada revisão, para caber na mudança, uma surpresa. "Nossa, eu vou deixar ISSO para trás??? Puxa!! Nunca imaginei!!"

Importantes são as minhas roupas favoritas, os sapatos e documentos. Ah, os documentos!! A parte mais sem-graça da minha mala, ocupando um espaço razoável e que seria muito mais prazerosamente aproveitado por praticamente qualquer outra coisa, rsrs! A mobília foi com a companhia de mudança e junto foram os pratos, travessas e panelas. Ali também houve cortes radicais e em maior escala. Mesmo que outra pessoa embale e se encarregue do transporte, ainda assim não dá para se levar tudo.

O que não pode ser deixado para trás, de jeito nenhum, é a oportunidade de dizer às pessoas que amo o quanto elas são importantes para mim. Dizer que vou sentir saudades, agradecer por tudo, chorar... Descobri que, de tudo, são as lembranças os itens mais indispensáveis da minha bagagem. E aí surge uma disposição fora do normal de fazer malabarismos e dividir meu tempo em mil partes, só para trocar todos os abraços de despedida. Venço o cansaço e o sono para dedicar a todos uma atençãozinha especial.

E quando surge a crítica de que eu deveria expressar isso sempre e não só nas despedidas, lembro que as despedidas estão aí justamente para ensinar sobre a importância de nos abrirmos cada vez mais para aqueles que amamos. Nessa hora, o que é mais importante prevalece. As briguinhas perdem a força e o sentido. A saudade bate, mesmo antes de a distância acontecer. A cidade ganha cores diferentes e cada rua revela a sua memória particular. Não é possível levar tudo que se ama, nas mãos. Muitos projetos são deixados para trás e deixam aquela vontadezinha no ar. Mas não. É preciso ir em frente e cuidar dos sonhos que vem. Não faz sentido carregar uma bagagem tão grande quando se tem uma vida toda pela frente.

Estou aprendendo a me despedir, rs. Quando saí da terrinha, foi bem diferente. Não sei se eu estava muito em choque, se era mais imatura ou se, simplesmente, sabia que iria voltar, um dia. Somente desta vez me sinto realmente em despedida. Sei que não volto mais aqui ou, ao menos, não pretendo. Fiquei feliz de conseguir falar a algumas pessoas sobre meus sentimentos mais sinceros. É como se eu tivesse feito jus aos meus sentimentos e à amizade.

A partir de hoje, faltam 8 dias. Na próxima segunda-feira, se inicia uma nova etapa da minha vida: vou me casar, rs. Não que já não esteja casada, no coração, há bem mais de um ano. É um dia pelo qual venho ansiando há muito tempo. Pudera eu não estar dormindo tão bem, rs. Mas, mesmo com sono, estou muito feliz. :-)

2 comentários:

  1. Até que tu escreveu muito bem dessa vez, Amor. Gostei desse post, visse? ;)

    Huahahahahahaha! :D

    Tô tirando onda, Amor. Lindo post. Botou pra foder! :D

    Chega logo, tá?

    Beijo. Te amo!

    ResponderExcluir