segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Com os pequenos

Comecei hoje a ajudar em uma creche, pela manhã. O plano é ir duas vezes por semana, chegar o mais cedo possível e sair por volta das 11h, para ir na academia tomar um banho, almoçar e vir para o trabalho.
..

Hoje foi o primeiro dia de aulinha - e primeiríssimo dia na creche para muitas das crianças. Imaginem o chororô! Fui logo encaminhada para o setor dos bebês até 1 ano, onde as babás precisam de mais ajuda.


Gente, fiquei boba. Cada babá - e isso tá numa norma aí, que já ouvi falar - cuida de até 5 crianças. Isso mesmo: 5 bebês pedindo colo, comida, troca de fralda, tudo ao mesmo tempo! É mole??
..
Cuidar de crianças não é uma atividade com a qual eu tenha a menor intimidade e, por isso, muitas vezes fiquei meio sem saber o que fazer. Tipo, com dois bebês – finalmente calmos – no colo, mais dois brigando por um brinquedo e ainda um outro chorando alto... a quem dar atenção primeiro??
.
A "minha" babá estava responsável por 4 crianças hoje. Luís Henrique, de 1 ano, nem notou que era seu primeiro dia em uma creche. Brincava como se estivesse em casa, futucando todos os cantos e explorando todos os brinquedos. Já Maria Luísa não parava de chorar, no berço. Também, pudera, era a caçula do grupo com 7 meses. Logo vi que tudo o que ela queria era colo, calava instantaneamente. Tadinha... Vitória tava quietinha no começo, mas, de repente, começou a chorar e não parou mais. Achamos que ela estava assustada com a agitação das outras crianças. O danado é que, a uma certa altura, nem colo nem nada adiantava para Vitória. As babás concluíram que ela queria peito (conhecem a mãe) e que o caso era sem solução. Ela ia ter que se acostumar com a mudança.
.

Das quatro crianças, a mais tranquila com certeza era a Laísa, mas também era a única que estava passando o dia sob os cuidados da própria mãe, rs.




Agora, vou falar... Não é mole, não, deixar bebezinhos daquele tamanho chorarem, pra eles "se acostumarem"... Teve uma hora que a "minha" babá deve ter achado que eu estava atrapalhando, rs, porque eu sempre pegava no colo os que estavam berrando, e daí que quando ela me disse, pela terceira vez, que era pra eu deixar eles chorarem no berço, eu que saí chorando pra o outro lado, rsrs! Coitada da babá! Agora tinha 5 pra ela consolar!!
.

Enfim, depois de ela me explicar – com a maior preocupação – que eles não estavam com dor, que neném é assim mesmo nos primeiros dias de creche, que já-já eles iam tomar banho almoçar e dormir, que eu não precisava ficar triste, e de eu responder que "eu sei, é verdade, eu sei que é assim mesmo, mas é que...", fiz um esforço pra me recompor e dar almoço a Vitória.
.

Saldo do dia: achei muito legal. Acho que ajudei, sim, e que tenho muito o que aprender.
.
E queria aproveitar para pedir perdão a todas as mães "molengas" que eu já critiquei!!

Um comentário:

  1. Ah, Lu, também não conseguiria deixar os bebês chorando...

    Não é por nada não, mas acho que eles fizeram tratamento de choque contigo ;o). Essa deve ser a faixa etária mais difícil de se cuidar. Por outro lado, deve ser a que proporciona mais aprendizado.

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir