quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vitória do animal sobre o secador - by Dra Millucca

Bem, continuando as nossas aulas sobre psicologia animal, tenho que dizer que...
.
minha Lilica não tem mais medo de secadooooooor!!!! Uhuuuuuuu!!!
.
Tô tãããão orgulhosa! Ela não só deixou de ter medo, como passou a gostar do secador!
.
Foi o seguinte: ao chegar em casa, hoje à noite, encontrei uma cadelinha muito fofa, mas tooooda molhada de xixi... Tava até amarela, argh! Não sei até agora como ocorreu a façanha, mas suponho que ela resolveu enxugar o xixi para a mãe dela, já que não encontrei nem sinal do "crime"...
.
Bem... banho, né?
.
Já fui sofrendo o drama do secador, oh céus... Especialmente porque a veterinária disse que é preciso REALMENTE secar MUITO BEM, insistindo mesmo depois que os pelos já pareçam secos. Tadinha da minha fofa!!
.
Mas foi então que a Dra Millucca, psicóloga animal profissional, "baixou" para me ajudar, rs. Comecei a fazer a "psicologia do secador": deixei que ela brincasse com o secador desligado, depois liguei, brinquei com ela até que chegasse perto... logo estava "mordendo" do vento, brincando de "bicho feroz", parecendo totalmente à vontade.
.
E aí resolvi fazer outra mudança na rotina de secagem: deixei-a solta. Apenas apontei o secador para ela, como se fosse uma brincadeira. Ela ficou um pouco incomodada, mordeu o vento, tentou sair de perto e fui atrás - e deus abençôe o longo fio do meu secador. Durante uns 10 minutos, a brincadeira era persegui-la pela sala com o vento morno, enquanto ela horas deitava no chão e brincava com o vento, horas enchia o saco e tentava se esconder.
.
E foi aí que aconteceu o mais inesperado! Lilica deitou no chão, mordiscando um brinquedo, e deixou que eu a secasse, curtindo o ventinho!!
.
Quase que meu queixo cai no chão, rs! Consegui secá-la durante mais 15 minutos, sem esforço, sem reclamação, ela chegou a deitar-se no meu pé! Tá uma moça!
.
Fim das contas, concluo que o segredo com os cães é tratá-los como crianças. Muita paciência, sempre levando para o lado do carinho, da brincadeira... O tempo todo falei com ela como se estivéssemos brincando de "ventinho", fiz bagunça nela com as minhas mãos, alisei... Acho que isso a ajudou a relaxar.
.
Ai... Ufa! :-)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Queda Simples



Eis a "Queda Simples".
.
De simples, ela só tem o nome, rs! Dá um medaço de soltar o corpo em queda frontal! Mas depois que a gente consegue a primeira vez, vê que não tem mistério.
.
Ou seja, é simples. ;-)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pra quem gosta de cachorro

Tem coisa mais gostosa do que ser recebida pelo seu bichinho em casa?? Ou abrir a porta do quarto, de manhã, e receber o carinho do seu cãozinho, abanando o rabinho, lambendo a sua cara toda, rsrs! Bom, eu deixo, rsrs!
.
A primeira coisa que faço quando acordo é sentar no tapete com Lilica. Aí ela sobe em cima de mim e me lambe, me mordisca todinha! Ela ainda tem aquele "bafinho de leite" dos filhotes, muito gostoso! Às vezes deito no tapete e ela mordisca as minhas orelhas, faz bagunça no meu cabelo, pinta e borda, rs! É muito gostoso!
.
Apesar de sua fofura altamente desarmante, Lilica tem sido bem educada, até agora. Já entende que não pode morder meus calcanhares e nem as roupas que eu estiver vestindo - logo eu, que uso tantos saiões "balouçantes ao vento", rs! E ela sabe que quando eu digo "não morde!", precisa parar de morder os fios, os pés das cadeiras, os pés das visitas, etc. Em apenas 15 dias, ela deixou de ser uma bebê boboca, que nem sabia brincar, e virou uma criancinha levada, cheia de dentes e vontades, rsrs.
.
Como mãe animal, vivo um dilema: por um lado, quero tanto que ela cresça logo, tome todas as vacinas, para que eu possa levá-la para passear no parque, para conhecer outros cães... Por outro, tá passando tão rápido!! É tão fofinho filhote!! Ai, ai... ;-)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Segundo banho

Ontem Lilica tomou o segundo banho de sua vida. Já não gostou tanto assim, rs.
.
Na verdade, ontem percebi que preciso arrumar uma solução para o drama do secador de cabelo. Será possível que ela vai sofrer tanto toda vez que precisar secar os pelos?? Danou-se! Ontem acho que ela só não me mordeu por ser filhote, porque ficou muuuuuuito nervosa. Quase não consigo secar direito. E depois do que a veterinária disse - que é preciso secar MUITO bem, pois mesmo quando parece seco ainda pode haver alguma umidade prejudicial - fiquei mais preocupada ainda. Que sofrimento!
.
A bichinha cansou tanto de brigar contra o secador que, depois de seca, desmaiou. Capotou, meeeeesmo, rs. (daqui a pouco posto uma foto dela mimindo). Tomara que aos poucos ela vá acostumando. Vou usar a "psicologia do secador" mais vezes (leia-se, ligá-lo e deixá-la brincar com ele, pra ver se vai perdendo o medo).

domingo, 18 de abril de 2010

Primeiro banho

Hoje Lilica tomou seu primeiro banho!

Não estava programado, mas foi o jeito: ela fez "número 2" dentro da caixinha, no caminho para a casa de uma das titias dela (que também é sua dinda, rs), e se sujou toda! Então, seguindo as recomendações da veterinária, dei banho com água morna, usando a mangueirinha do chuveiro.


O banho, ela amou. Ficou quietinha, curtindo a água quentinha, não reclamou nem um momento. Mas na hora de secar... Que sofrimento!! Alguém precisa inventar um secador silencioso, para cães. Ela morreu de medo, tentou fugir, se esconder, foi um suplício! Levei uns 40 minutos para conseguir secá-la bem, suei potes, rs.


Mas o resultado foi uma delícia. Agora ela está flocadinha, cheirosinha, huuuum! Abaixo a foto do momento pós-banho.

.






sexta-feira, 16 de abril de 2010

Escolhas

Às vezes as paredes da minha sala de trabalho são pequenas demais para me "caber".
.
Cada vez mais, tenho sentido um impulso incontível de sair, dar uma volta, fazer qualquer coisa fora do trabalho. Então tenho dado umas fugidas.
.
Uma vez fui olhar uma casa, para alugar. Era legal, mas abafada, não tinha janelas com vista livre para o céu... E preciso poder ver o céu de dentro da minha casa, rs. Levei 2 horas nessa escapada, o tempo mínimo para se olhar um imóvel por aqui.
.
Outra vez, fui em casa e tomei um banho, sem molhar o cabelo. Depois fiz um lanchinho e voltei para o trabalho.
.
Ontem, fui buscar Lilica. Vi a chance aparecer quando fui levar processos em outro prédio. Eram 17h quando concluí a entrega... Dava tempo de ir até o canil antes da hora do rush - fica a 40km da cidade. E assim fiz, rs.
.
No caminho, enquanto me perguntava se alguém sentiria minha falta e começava a imaginar as possíveis consequências de ser pega, resolvi fingir que eu era uma pessoa sem nenhuma preocupação na vida. Fingi que eu estava simplesmente dando uma volta de carro, sem ter que dar satisfação a ninguém. Foi legal, rs. Até a volta para casa, nem pensei no medo de ser flagrada "trapaceando"...!
.
Essa experiência me fez perceber quanta ansiedade eu sinto por me preocupar com as coisas. Fico repetindo o disco de preocupações na minha cabeça, sem parar, me angustiando, enquanto a vida acontece. Ontem o pôr-do-sol estava tão lindo na estrada... E pensar que eu podia tê-lo perdido, se não tivesse decidido simplesmente curtir o meu passeio...

Senhoras e senhores: Lilica!!

Psicologia animal, com a Dra Millucca

Alguns anos atrás, assisti a um documentário no qual dois chimpanzés foram submetidos a um teste. Ambos foram fechados em salinhas, sem contato físico ou visual com outros animais ou pessoas e ambos eram alimentados por meio de uma gavetinha. Um deles recebeu alimentação balanceada e em horários regulares. O outro era era deixado a passar fome e, quando recebia comida, não era a alimentação ideal... Mas ele tinha uma boneca.
.
Resultado do experimento? O chimpanzé bem alimentado e sem a boneca aos poucos parou de comer e morreu. O outro, mesmo desnutrido, continou comendo e passando relativamente bem.
.
Lembrando disso, decidi comprar um amiguinho de brinquedo para minha fofucha, algo que se parecesse com um cachorro, com uma mãe postiça, algo assim. Achei um urso muuuuuuito fofo - quase que tenho pena de dá-lo a ela, hahaha! - com pelúcia longa, parecida com o pelo dela. Gente, olha o resultado da noite! Quase que eu não durmo mais quando vi isso, de madrugada!

Claro que fui eu que cobri, né, porque estava meio frio. Mas ela dormiu a noite toda, só acordou às 6h da manhã. Uma moça!

Xixi


Começou a fase de enxugar xixi o dia todo. Lilica já mijou quase a casa inteira - se considerarmos as patinhas de xixi que ela sai espalhando a cada mini-poça. Por enquanto, o xixi dela é gracioso - é sério, é gracioso, mesmo - mas sei que não dá pra fazer bilu-bilu, senão depois ela se acostuma e a mamãe aqui dança.
.
Agora o lance é convencê-la a usar o charmosérrimo banheirinho que está ali no chão - uma bandeja com grade, que evita que o cão pise no xixi. Já xixei o jornal que forra a bandeja, para encorajá-la a xixar ali da próxima vez, rs!
.
Também deixei ela subir no sofá hoje de manhã, mais porque eu estava morrendo de sono do que por outro motivo. Mas essa será outra área off limits para Liliquita. Afinal, ninguém merece um sofá cheio de pelos, mesmo que sejam da cadela mais fofa do mundo, né?
.
Agora é minha prova de fogo como "mãe animal", rs! Que tipo de filhote será que eu vou criar?

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lilica


Eis a mais nova integrante da Casa Nacional!!

Essa é Lilica! A Shih Tzu mais fofa do mundo!!

Um cão.

Sempre gostei de bichos. A vida inteira, sempre tive passarinho, hamster, gato, até um cachorro, uma vez... Mas é aquela coisa, criança só fica com a parte boa, rs!

E daí, desde que saí de casa, a idéia de ter um bichinho empacava quando eu pensava:
.

- mas e quem vai fazer companhia ao bichinho enquanto eu estiver fora?

- e a minha liberdade de ir e vir, sem compromisso?
.

São pontos importantes, dignos de toda a consideração.
.
Mas o mundo dá voltas...
.

Comprei um ursinho de pelúcia para Lilica, para fazer companhia. Ela já fez amizade com ele, rs, muito fofa. E me pergunto: mas para quê é mesmo que eu quero tanta liberdade??
.

Ela chegou hoje. Tem 45 dias e é muuuuuuuuito fofa! Estou superfeliz!! E as titias também!!


Tia Carlinha!

Lilica já aprendeu a morder o tapete... oh céus...!

terça-feira, 13 de abril de 2010

.............

Ando sem inspiração para escrever...