quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vitória do animal sobre o secador - by Dra Millucca

Bem, continuando as nossas aulas sobre psicologia animal, tenho que dizer que...
.
minha Lilica não tem mais medo de secadooooooor!!!! Uhuuuuuuu!!!
.
Tô tãããão orgulhosa! Ela não só deixou de ter medo, como passou a gostar do secador!
.
Foi o seguinte: ao chegar em casa, hoje à noite, encontrei uma cadelinha muito fofa, mas tooooda molhada de xixi... Tava até amarela, argh! Não sei até agora como ocorreu a façanha, mas suponho que ela resolveu enxugar o xixi para a mãe dela, já que não encontrei nem sinal do "crime"...
.
Bem... banho, né?
.
Já fui sofrendo o drama do secador, oh céus... Especialmente porque a veterinária disse que é preciso REALMENTE secar MUITO BEM, insistindo mesmo depois que os pelos já pareçam secos. Tadinha da minha fofa!!
.
Mas foi então que a Dra Millucca, psicóloga animal profissional, "baixou" para me ajudar, rs. Comecei a fazer a "psicologia do secador": deixei que ela brincasse com o secador desligado, depois liguei, brinquei com ela até que chegasse perto... logo estava "mordendo" do vento, brincando de "bicho feroz", parecendo totalmente à vontade.
.
E aí resolvi fazer outra mudança na rotina de secagem: deixei-a solta. Apenas apontei o secador para ela, como se fosse uma brincadeira. Ela ficou um pouco incomodada, mordeu o vento, tentou sair de perto e fui atrás - e deus abençôe o longo fio do meu secador. Durante uns 10 minutos, a brincadeira era persegui-la pela sala com o vento morno, enquanto ela horas deitava no chão e brincava com o vento, horas enchia o saco e tentava se esconder.
.
E foi aí que aconteceu o mais inesperado! Lilica deitou no chão, mordiscando um brinquedo, e deixou que eu a secasse, curtindo o ventinho!!
.
Quase que meu queixo cai no chão, rs! Consegui secá-la durante mais 15 minutos, sem esforço, sem reclamação, ela chegou a deitar-se no meu pé! Tá uma moça!
.
Fim das contas, concluo que o segredo com os cães é tratá-los como crianças. Muita paciência, sempre levando para o lado do carinho, da brincadeira... O tempo todo falei com ela como se estivéssemos brincando de "ventinho", fiz bagunça nela com as minhas mãos, alisei... Acho que isso a ajudou a relaxar.
.
Ai... Ufa! :-)

3 comentários:

  1. Dra. Millucca: parabens pela conquista. Isso vai mudar sua vida... Vou tentar o mesmo truque com nossa Labrador, Joy. Ela ODEIA até o som do secador. Valeu! Bjs, Mami

    ResponderExcluir
  2. Que fofo!! Parabéns!! Morri de rir com o "deus abençõe o longo fio do meu secador".

    ResponderExcluir