domingo, 9 de janeiro de 2011

Mestre Lilica

Dois dias atrás, recebi meu exemplar do livro "O Encantador de Cães", de Cesar Millan.

Quem já viu o programa de tv "O Encantador de Cães", que passa na tv fechada, sabe que ele faz milagres com cães cujo comportamento parece, muitas vezes, absurdo demais para ter conserto.

Lilica não chega a extremos. No máximo, rói um fio aqui, destrói uma capa de cd ali... Coisas que "todo cão faz". Mas é exatamente esse tipo de afirmação que Cesar Millan combate. Na visão dele, cães que "aprontam" são, apenas, cães incompreendidos. Ele diz que a nossa visão sobre o que significa "ter" um cão é enganada e que, por isso e por não conhecermos as reais necessidades dos nossos bichinhos, terminamos por deixá-los frustrados, estressados, confusos e por aí vai.

Embora eu não acredite que conseguirei corrigir todos os maus hábitos de Lilica, resolvi ler o livro e pegar umas dicas. Até agora, li apenas uma lista de 10 compromissos aos quais deve ser dito "sim" ANTES de se cogitar a hipótese de ter um cão... Reprovei em pelo menos 2 , rsrs...

Um, que se deve passear com o cão durante 1 hora todas as manhãs. Eu sei o quanto isso é importante, até porque noto a diferença quando o faço, mas, affff, levantar cedão e andar antes do trabalho é dose pra elefante - ainda mais para uma pessoa que madruga no skype quase todos os dias...

Dois, que não se deve fazer carinhos no cão todas as vezes que EU sentir vontade. Millan estabelece momentos específicos para o cão receber carinhos. No programa de tv, já vi que isso tem a ver com o estabelecimento da hierarquia no lar. Mas... fala sério!!! Como é que eu vou resistir a essa fofa?!?!?!

Bom, ainda não li o livro, então vejamos que outras coisas eu posso fazer para melhorar a situação de Lilica, contribuindo, com isso, para a nossa boa conviência.

Pois que hoje, passeando com ela (de manhã), caminhando rapidamente, como Millan recomenda, me dei conta de algo... Percebi, mais claramente, que quando decidi cuidar de Lilica, me coloquei a seu serviço. Que é minha função, como "dona" de Lilica, garantir o seu bem estar e atender a todas as suas necessidades. No momento em que decidi ter um cachorrinho, também decidi dedicar a minha vida a mantê-lo bem, da melhor maneira possível.

Ver isso desta maneira me deixou surpresa com a complexidade da relação. Ao mesmo tempo em que sou "chefe da matilha", como aponta Millan, também preciso lembrar sempre que estou a serviço de Lilica. Pensando dessa forma, me sinto quase como um daqueles guardiões de meninos-deus dos filmes, rsrs, cuja função primária na vida é garantir o bem-estar e segurança de um outro ser. Me dei conta, mais uma vez, de que é realmente como ter um filho - a gente deve abrir mão, mesmo, de nossas vidas pelo animal. Afinal, não foi nossa escolha?

Acho que, de certa forma, já venho me comportando assim em relação a ela, dando carinho, atenção, levando para o médico, procurando, com todas as forças, passear sempre, educar, me informar sobre como ajudá-la... Mas é como se agora as idéias tivessem tomado mais forma.

E não dizem que servir é uma das melhores formas de aprender sobre o nosso papel na vida?? Om Anand Lilica!! :-D

2 comentários:

  1. Ah, eu também não gostei da regra de não fazer carinho quando der na telha...

    Vejo uns trechinhos desse programa aqui e acolá. Os resultados que esse cara consegue são impressionantes. E é incrível perceber as dimensões "psicológicas" que um cão tem.

    bjo

    ResponderExcluir